A ANÁLISE TRANSACIONAL - AT

A Análise Transacional ou AT é um método psicológico criado em 1956 pelo psiquiatra canadense, Eric Berne. Parte do princípio de que você é dono do seu processo terapêutico. Não existe uma postura em que o terapeuta em sua relação com o paciente sabe mais, é um sabe-tudo. Na verdade, são duas pessoas que se encontram.

 

O terapeuta possui um conhecimento e se coloca disponível para passá-lo, para que a pessoa que o procura descubra em si uma forma de se organizar, de lidar melhor com as suas coisas, de se perguntar como está funcionando e como pode fazê-lo de outras maneiras. Através dessas informações, ela pode perceber como está sendo sua interação no mundo, ou seja, qual a qualidade de suas transações interpessoais. Se você se sente infeliz, sempre insatisfeito(a), não consegue se sentir amado(a), em paz, realizado(a) não é o mundo que está contra você; é você que não está lidando bem com o que acontece a sua volta. 

 

A Análise Transacional possibilita essa percepção e esse aprendizado. E, nos aspectos envolvendo psicoterapia profunda, os processos intrapsíquicos são amplamente considerados no decorrer de um trabalho terapêutico. Sempre considerando que a Análise Transacional é muito objetiva e prática. É uma terapia que resolve. O Berne tinha uma frase: 

ERIC BERNE, criador da Análise Transacional

Trata-te primeiro. Cura-te depois!  

Trata-se de primeiro resolver o que não está funcionando e gradativamente entrar num processo mais profundo de autoconhecimento.

A Análise Transacional possibilita englobar ao seu sistema teórico-metodológico outras técnicas, outros conhecimentos. É flexível e aberta.

 

Quando se aprende Análise Transacional – mesmo como paciente, ou participando do Curso 101 – tem-se nas mãos uma chave para detectar e observar como você está usando seu potencial de ser humano, que tipo de interação está fazendo com o meio, porque não consegue as coisas que deseja em termos pessoais, afetivos, etc. Ela responde à seguinte pergunta: qual é a qualidade, o padrão da sua interação afetiva? 

 

Um conceito teórico importante que o Berne coloca é o do Script de Vida. A partir do que vivemos até os sete ou oito anos de idade (ou menos idade ainda, dependendo da pressão que foi experimentada) organizamos um Script, um roteiro de como viver, que seguimos vida afora. A qualidade das relações - pessoais, afetivas, sociais, profissionais - está sempre sendo encaixada dentro desse padrão, desse molde.

 

É por isso que alguém muda de marido e, em seguida, arruma outro exatamente igual. Muda de emprego e arruma um chefe exatamente igual ao anterior. Seguindo um roteiro já escrito, repetitivo e limitante, procurando pessoas que sejam coadjuvantes de uma peça da qual é o autor.

 

Questões são matéria para serem trabalhadas e resolvidas em nossa abordagem.

 

  • dificuldades nos relacionamentos interpessoais;

  • uma noção de valorização inferiorizada tanto em relação a si como aos outros de si, que pode ser mascarado por um sentimento/atitude de superioridade;

  • respostas automáticas, frente a determinados estímulos caracterizando uma reatividade às situações da vida,

  • incapacidade de ser responsivo a situações do aqui e agora.

 

O que oferece um processo terapêutico é exatamente a possibilidade de sairmos do Script, de fazermos novas opções, novas escolhas. Ou seja, um novo padrão de relacionamento, um novo jeito de estar no mundo. 

 

Atualmente, a Análise Transacional tem evoluído e se desenvolvido através das diversas contribuições teóricas e práticas de muitos autores seguidores de Berne, nas áreas de psicoterapia, aconselhamento, educação, desenvolvimento organizacional, formação e pesquisa, em âmbito nacional e mundial.

 

Nós, da PsyAtiva, enfatizamos que a pessoa pode modificar seus sentimentos, seus pensamentos e suas escolhas pelo autoconhecimento, na medida que conquista seu empoderamento pessoal. Temos então, a possibilidade de sairmos do Script, de fazermos novas opções, novas escolhas, ou seja, um novo padrão de relacionamento, um novo jeito de estar no mundo. 

 

 

Edifício Flex Center

Largo do Machado, 54 - sala 708

Tel: (21)  98661-7173  |  99513-4910

e-mail: psyativa@psyativa.com.br

Metro 

Largo do Machado

Curta nossas redes

  • Facebook ícone social
  • Instagram

@ 2007 por PSYATIVA