Curso 202 - Clínico de Formação em Análise Transacional.

Primeira aula da Formação de Analistas Transacionais, área Clínica. O tema foi CONTRATO.

A Análise Transacional parte do princípio que cada ser humano é capaz de discernir o que de fato é importante para sua vida e a função de um Analista Transacional é dar acolhimento, suporte e proteção para que a pessoa que o procura descubra a vida que de fato quer para si. E desde o início, essa relação acontece num mesmo nível de comprometimento.

Todas as manobras entre terapeuta e cliente, no início da psicoterapia, tem o propósito de clarificar e identificar questões importantes.

A terapia em Análise Transacional é contratual. Isto significa que os objetivos a atingir são fixados em comum acordo com o cliente e o terapeuta.

Quando o contrato é especificado, ambos, terapeuta e cliente podem entender a tarefa à frente e cada um avançará com as habilidades que possui. Contém uma declaração de uma meta de mudança positiva a ser alcançada pelo cliente em função de uma decisão para o futuro. E, então, o Contrato torna-se efetivo ao definir claramente a relação de trabalho entre terapeuta e cliente.

A meta pode ser uma mudança do Script de Vida, para um viver em autonomia, a ser atingida pela desconfusão da Criança, através de uma análise detalhada do Script, comparável ao “trabalhar através” de processos transferenciais em psicanálise.

(Citações de Cornell e Kertész)

#análisetransacional #contrato #psicanálise #ScriptdeVida

Destaque
Posts Recentes

Edifício Flex Center

Largo do Machado, 54 - sala 708

Tel: (21)  98661-7173  |  99513-4910

e-mail: psyativa@psyativa.com.br

Metro 

Largo do Machado

Curta nossas redes

  • Facebook ícone social
  • Instagram

@ 2007 por PSYATIVA