Os benefícios do treinamento psicológico.

Saiba como esse recurso ajuda atletas a atingirem bem-estar e alto rendimento, e aumentarem sua força mental.

Quando um atleta tem um bom rendimento em uma situação de pressão, dizemos que ele tem o “psicológico forte” ou que ele é “forte mentalmente”. No entanto, será possível ensinar isso à atletas? E, se sim, como? Esse texto explica o que é o treinamento psicológico, como ele ajuda no desempenho e no bem-estar de um atleta, e como ele pode aumentar sua força mental.

Treinamento psicológico é a prática das habilidades mentais (como autoconfiança, motivação, controle emocional, comunicação e concentração) que ajudam atletas atingir bem-estar e alto rendimento. Estudos em psicologia do esporte dos últimos 20 anos mostram que atletas mais confiantes, mais motivados, que se comunicam melhor e são mais concentrados lidam melhor com estresse, tem uma melhor relação com companheiros de equipe e técnicos. Por isso, atletas que dominam essas habilidades têm um melhor bem-estar e também um melhor desempenho em competições e treinos.

Pesquisas também mostram que essas habilidades podem ser adquiridas e aperfeiçoadas através do treino. Assim como as habilidades físicas, as habilidades psicológicas precisam ser treinadas regularmente para que um atleta as domine e possa se beneficiar de todo seu potencial. O treinamento psicológico consiste de três fases:

Educação: Quando atletas reconhecem a importância do treinamento psicológico e sua influência no desempenho esportivo.

Aquisição: Quando atletas adquirem as habilidades mentais e aprendem a utilizá-las.

Treino: Quando atletas são capazes de automatizar as habilidades mentais e implementá-las em treinos e competições.

Atletas de todas as idades e níveis competitivos podem se beneficiar do treino psicológico. Atletas iniciantes podem aprender a se manter motivado e se concentrar para realizar um movimento ou técnica, o que vai ajudá-lo a evoluir mais rápido no esporte. Atletas de alto nível podem aprender a aperfeiçoar sua técnica e a lidar com o estresse associado à expectativa do alto rendimento.

Algumas das técnicas mais utilizadas no treinamento psicológico incluem: controle de ansiedade, estabelecimento de metas, mentalização (visualização) e a autofala. Quando usadas corretamente e treinadas regularmente são essas técnicas que caracterizam um atleta com “força mental”.

Nos próximos textos explicarei em mais detalhes cada uma destas técnicas, mostrarei como elas influenciam o desempenho e darei dicas para aprender e treinar cada uma.

#forçamental #atleta #treinopsicológico #olimpíadas2016

Destaque
Posts Recentes

Edifício Flex Center

Largo do Machado, 54 - sala 708

Tel: (21)  98661-7173  |  99513-4910

e-mail: psyativa@psyativa.com.br

Metro 

Largo do Machado

Curta nossas redes

  • Facebook ícone social
  • Instagram

@ 2007 por PSYATIVA